Make your own free website on Tripod.com
Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 


Regulação do crescimento desenvolvimento maturação e performance

É consenso geral que o crescimento, desenvolvimento, maturidade e performance física são reguladas pela hereditariedade. Que por sua vez são sujeitos as influências da herança BIOLÓGICA E CULTURAIS. A herança cultural inclui condições ambientais e sociais; e características de estilo de vida que são transmitidas pelos pais a seus filhos através da EDUCAÇÃO, MODELO, STATUS ECONÔMICO etc., tendo efeitos diretos ou indiretos nas características fenotípicas da criança. A herança cultural geralmente não está relacionada a influência genética.

A herança biológica representa a influência da geração dos pais produto da geração que são mediadas pôr causas biológicas ou genéticas.

Existem poucas informações do papel genético, pela sua própria complexidade, na regulação da herança, apesar de vários estudos neste sentido.

A adolescência começa com a aceleração no nível do crescimento antes do início da maturidade sexual, então, emerge na fase de desaceleração, terminando com a parada do crescimento estatural ( entre 8 e 19 anos nas meninas e 10 e 22 ou 23 anos nos meninos).

Embora a seqüência dos eventos ocorra de forma uniforme, a criança passa durante a adolescência com grande variabilidade em relação a idade cronológica. A fase de aceleração do crescimento varia consideravelmente.

Durante a fase inicial da adolescência, as meninas são mais altas e pesadas do que os meninos. As diferenças quanto a altura na vida adulta são devido primariamente pelo fato de que nos meninos o período médio de crescimento é mais longo do que acontece com as meninas.

Para igual estatura, as meninas em média têm pernas mais curtas do que os meninos.

Quanto ao somatotipo a adolescência masculina é caracterizada por maior desenvolvimento na mesomorfia, uma redução na endomorfia e aumento na ectomorfia. A adolescência feminina, por outro lado envolve desenvolvimento primário na endomorfia, discreto aumento na mesomorfia e, uma redução na ectomorfia

A estimativa da composição corporal pode ser grupado em duas grandes categorias; aquelas para o corpo inteiro ( modelo de 2 componentes; peso = massa magra + massa gorda) e aquelas regional. Embora a composição corporal total nos dê muita informação elas têm limitações.

A água compreende aproximadamente 72-73%da massa livre de gordura em indivíduos normalmente hidratados, enquanto que a gordura é relativamente não aquoso ( em torno de 20% de água). A água total corporal é subdividida em água dentro da célula (AIC) e aquela fora da célula (AEC). Observações dos compartimentos durante a adolescência a contribuição relativa da água corporal total em relação ao peso aumenta de 61% para 65% no sexo masculino e, diminui de 61% para 54% no sexo feminino entre os 12 e 18 anos de idade, enquanto que, o componente intracelular aumenta no sexo masculino de 36% para 39% e diminui no sexo feminino de 36% para 29%. As alterações das proporções das fases AEC e AIC são principalmente resultado do crescimento desproporcional dos tecidos com diferentes composições.

A água corporal total têm uma relação linear com o peso em ambos os sexos. e a estatura apenas no sexo feminino. Nos meninos, a relação da ACT e estatura é melhor expressada por duas linhas de interseção. As linhas de interseção com a estatura de aproximadamente 137-142 cm. ou a estatura equivalente entre 10.5-11.0 anos de idade, uma idade que pode representar as características das alterações iniciais da adolescência masculina.

A performance na potência e aptidão motora é um importante item do repertório comportamental, especialmente no sexo masculino durante a adolescência.

A relação entre o desenvolvimento da potência, crescimento e maturidade durante a adolescência é tal, que freqüentemente o estirão da potência é considerado um indicador de maturidade. Freqüentemente, o desenvolvimento da potência máxima durante a adolescência masculina ocorre após o crescimento máximo na estatura e peso

A performance nas meninas chega ao plateau aos 14 anos de idade com muito pouca melhora, se houver. Por outro lado, nos meninos, mostra uma aceleração durante a adolescência.

As diferenças do sexo na performance são consideráveis durante a adolescência. A tendência da curva da performance são de curva acentuada para os meninos, enquanto que aqueles para as meninas são mais planas.

É interessante notar que estudos usando testes de condicionamento físico incorporando itens similar de aptidão indica uma lenta mas melhora na performance na corrida em meninas aos 17 anos de idade ( este dado enfatiza a importância de fatores culturais como determinante na performance motora na menina adolescente).

As alterações durante a adolescência no tamanho, forma composição e performance são considerados independentemente por alguns. Deve ser enfatizado, porém, que estes parâmetros são de certa forma interrelacionados e interdependentes. O atleta do sexo masculino que se sobressai em força e performance geralmente é mais alto, pesado, mais mesomorfo, e a maturidade mais avançada do que o de má performance. Ao contrário meninas cuja perfomance é melhor nos testes de resistência tendem ser em média na altura e peso, geralmente linear no físico e, discretamente idade óssea e menarca tardia comparada com as meninas com má performance. Isto enfatiza a maturidade associada a variabilidade nestes parâmetros.

O adolescente com maturidade precoce difere dos com maturidade tardia não apenas no tamanho, físico, composição e performance, mas também no comportamento (fator cultural, nutricional etc.). Seria interessante considerar as alterações biológicas e de comportamento durante a adolescência.

Colaborador da Web Swimming:

Dr. MARCUS F. BERNHOEFT
(Diretor do Depta. Médico da CBDA)

Email: bernhoef@antares.com.br

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME