Make your own free website on Tripod.com
Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 


Lesões na Natação

Durante a realização do Troféu Brasil de Natação, nas piscinas do Conjunto Desportivo Vaz Guimarães, o Centro de Traumato-Ortopedia do Esporte (CETE) do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Universidade Federal de São Paulo, pode realizar uma ampla pesquisa sobre as lesões ortopédicas mais freqüentes nos nadadores de elite brasileiros.

Contamos com ampla cooperação da Federação Brasileira de Esportes Aquáticos, principalmente do seu atual presidente Sr. Coaracy Nunes.

Dos 355 atletas inscritos foram avaliados 205 atletas, sendo 95 femininos e 110 masculinos. A idade media foi de 19 anos, variando de 13 a 29 anos. A altura dos atletas variou de 1,52 a 2,03 metros, com media de 1,75 metros. Com relação ao peso , a media foi de 68 kg, variando de 44 a 100 kg.

O tempo médio de pratica da natação foi de 12 anos, sendo que a metragem media do treinamento semanal foi de 46819 metros.

Durante a realização da entrevista, que contou com a plena cooperação dos técnicos e atletas, pode-se encontrar dados ainda não conhecidos da traumatologia e ortopedia relacionada aos esportes aquáticos, podendo-se determinar um padrão da natação de elite brasileira.

Dos atletas questionados, cerca de 1/5 apresentavam quadro de dor atual no ombro e mais de 65% referiram dor pregressa no ombro. Estes números são compatíveis com os poucos trabalhos encontrados na literatura internacional.

Com relação as dores em outros locais do corpo, exceto os ombros, aproximadamente 50% dos atletas queixaram-se de dores articulares ou musculares, que certamente prejudicam a performance do nadador.

Ao analisar os segmentos corpóreos individualmente, obtivemos queixas dolorosas relacionadas aos ombros em 65%, a coluna toraco-lombar em 21% e aos joelhos em 19,5% dos atletas questionados. Os demais segmentos, como, cotovelos, braços, pé e tornozelo, virilhas e coluna cervical foram menos freqüentes.

O CETE possui uma linha de pesquisa relacionada a natação e os esportes aquáticos, contando com os estudos do polo aquático, do nado sincronizado e dos saltos ornamentais. A literatura nacional da traumatologia ortopédica esportiva ainda é muito escassa e pesquisas em torneios, como o Troféu Brasil possibilita determinar a realidade do esporte em nosso meio.

Seguindo a filosofia do nosso centro, somente com a colaboração dos técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas e médicos, poderemos melhorar o entendimento das lesões, diminuindo o tempo de afastamento do atleta e facilitando o treinamento, levando a um melhor desempenho nas competições.

Colaborador da Web Swimming:

Dr. MARCUS F. BERNHOEFT
(Diretor do Depta. Médico da CBDA)

Email: bernhoef@antares.com.br


 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME