Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 

Aventura da Carioca no Canal da Mancha - 23/08/2001

Nove anos depois da façanha de Dailza Damas, primeira brasileira a atravessar a nado os 38km que separam França e Inglaterra, Christiane Fanzeres também tentará entrar para o rol dos heróis do Canal da Mancha. Na segunda-feira, ela encara o desafio de, aos 35 anos, se tornar a primeira carioca a completar a travessia.
Serão 12 horas enfrentando ondas de dois metros em águas que mal passam dos 13 graus. Descanso, apenas a cada meia hora, para receber pequenas porções de comida, único auxílio que vem do barco guia. Parece loucura, mas para Christiane é questão de honra.

– Nado desde os dez anos e sempre fui fascinada pelo Canal da Mancha. No ano passado, pensei: estou pronta. Se não tentar, sei que vou chegar ao fim da vida achando que faltou alguma coisa – explica Christiane, que foi vice-campeã brasileira dos 400m, 800m e 1.500m livre nos anos 80 e trocou a piscina pelas provas de travessia em 1991.

A dificuldade da preparação é quase tão grande quanto a da própria travessia. Durante quase um ano, Christiane passou três horas diárias na piscina em um total de 12 mil metros de braçadas por treino. Sem patrocínio, o jeito era conciliar a maratona com o emprego de analista de sistemas. Uma rotina que começava às 7h e só terminava às 22h.

– Trabalho em uma profissão pouco associada a atletas.Tinha que ver a cara do meu chefe quando disse que precisava tirar férias em agosto para atravessar o Canal da Mancha – diverte-se Christiane, que não se abateu com as dificuldades. – Sei que quando terminar o percurso, vou olhar pra trás e ver que valeu a pena.

 

Fonte:
Swim It Up! Online Acesso Livre

 

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME