Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 
Recorde de Rebeca é homologado - 22/08/2001

O recorde sul-americano dos 50m livre em piscina curta, conquistado por Rebeca Gusmão no mês passado, foi homologado pela Confederação Sul-Americana de Natação (Consanat). Rebeca obteve 25s36 no dia 7 de julho, em Santos, na piscina do Clube Internacional de Regatas.

A demora na homologação da nova marca continental se deveu ao fato da atleta do Vasco ter obtido a marca em tentativa individual isolada após a realização da mesma prova, válida pelo campeonato paulista. Na ocasião, Suzanne Charma, do clube anfitrião, bateu o recorde sul-americano anterior com 25s60, melhorando em 11 centésimos a marca de Flavia Delaroli, do Flamengo, de 1999. Como não havia regulamentação para tentativa individual de recorde brasileiro e/ou sul-americano, a CBDA fez uma consulta à Consanat.

Para evitar novas dúvidas no futuro, a diretoria da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, em reunião extraordinária no dia 13 de agosto, decidiu o seguinte: o atleta que desejar efetuar a tentativa individual de recorde brasileiro e/ou sul-americano deve declarar por escrito sua intenção para a CBDA e para a sua federação. Esta solicitação deve chegar à CBDA pelo menos 15 dias antes da tentativa solicitada. Para isto, haverá a presença obrigatória de um representante da Confederação e será utilizada a cronometragem eletrônica. Em caso de recorde sul-americano, a CBDA, tão logo receba o resultado da tentativa individual do recorde, o enviará para a Consanat, para ciência e homologação.

Em caso de tentativa individual para recorde mundial deverá ser respeitada a regra SW12.4 da FINA que determina que todos os recordes em tentativas individuais contra o tempo, realizadas em público, deverão ser anunciados publicamente por meio de anúncios feitos, pelo menos, com três dias de antecedência. Foi o que aconteceu quando o Brasil conquistou seu último recorde mundial na natação, no dia 20 de dezembro de 1998, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o quarteto brasileiro do 4x100m livre, formado por Fernando Scherer, Carlos Jayme, Alexandre Massura e Gustavo Borges, caiu na piscina isoladamente logo após a última etapa do Troféu José Finkel, e bateu o recorde mundial em piscina curta – hoje recorde sul-americano -, com 3m10s45. Dois anos depois, em março de 2000, o revezamento da Suécia melhorou a marca brasileira para 3m09s57, na disputa do Mundial de Atenas.

 

Fonte:

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME