Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 
Sem Medo de Água Fria - 20/08/2001

Christiane Fanzeres encara um dos maiores desafios da natação mundial: a travessia do Canal da Mancha Atravessar – nadando, é claro – as águas geladas do Canal da Mancha, que liga a Inglaterra e França, que é considerado o maior desafio da natação em mar aberto. Esse é o objetivo da experiente nadadora Christiane Fanzeres, 35 anos, que embarca na quarta-feira para a Inglaterra e, no dia 26, vai encarar o percurso. Caso consiga a façanha, Christiane vai se tornar a primeira carioca e a quarta brasileira a conseguir tal feito.

“Resolvi encarar esse desafio em novembro, ao conversar com o meu técnico, Claudio Plit, que é recordista sul-americano dessa travessia, com 8h58. Estou pronta para enfrentar o trajeto”, contou Christiane, que é atleta do Flamengo.

Quando chegar ao Canal, a nadadora terá como adversários, durante os 34,4 quilômetros que ligam as cidades de Dover (Inglaterra) e Calais (França), a temperatura da água, que varia de 12 a 17 graus, águas-vivas, fortes e imprevisíveis marés e o tráfego intenso de navios.

Detalhe: apesar da baixa temperatura da água e seguindo uma norma da Associação do Canal da Mancha, ela não poderá usar roupas especiais para combater o frio. “Entrarei na água de maiô e touca”, disse.

Durante o desafio, segundo a brasileira, um dos fatores mais importantes, além de estar com a cabeça boa, é não se preocupar com o tempo do percurso: “Em provas como essa, o que vale é chegar do outro lado”, salientou Christiane.

No trajeto, a atleta será acompanhada por um barco, no qual estará seu treinador, Claudio Plit, e o marinheiro Duncan Taylor, que há anos acompanha os nadadores na travessia. Além de guiar o barco, Taylor, que é secretário da Associação do Canal da Mancha, será o encarregado de oficializar a tentativa da nadadora.

Em julho, como preparação para enfrentar o desafio do Canal da Mancha, a nadadora fez o percurso Rio das Ostras–Búzios, de aproximadamente 25 quilômetros, em 8h16.

CURRÍCULO

Christiane é atleta do Flamengo desde 82 e se dedica às maratonas aquáticas (distâncias acima de 25 quilômetros) há 11 anos. Entre outras façanhas, ela foi campeã brasileira de Águas Abertas, em 97, e ficou em 14º no Campeonato Mundial de Perth, na Austrália, em 91.

 

Fonte:
Swim It Up! Online Acesso Livre

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME