Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 

O Vexame de Xuxa na Austrália - 04/09/2001

Único representante do Brasil na natação dos Jogos da Amizade, em Brisbane, Austrália, Fernando Scherer, o Xuxa, protagonizou umas das cenas mais vexatórias da competição.
Na prova dos 100m livre, realizada domingo, Xuxa simplesmente completou metade do percurso e abandonou a piscina.

Desclassificado, Scherer contou que estava tentando quebrar o recorde brasileiro dos 50m livre (22s18), pertencente a ele mesmo. Caso conseguisse obter a marca, receberia um prêmio de US$ 2 mil de um patrocinador. Acreditando ter quebrado o recorde nacional e sem saber que seu tempo seria anulado caso abandonasse a prova, Scherer deixou a piscina depois de completar metade do percurso. O nadador não comentou o assunto.

A atitude de Scherer não foi bem vista pelos organizadores da natação dos Jogos, que fizeram de tudo para ter a presença de estrelas como os australianos Ian Thorpe e Michael Klim, entre outros.

– Fizemos o possível para dar ao público a oportunidade de ver os melhores nadadores. Mas estou decepcionado com a atitude de Scherer – afirmou Doug Frost, técnico da Austrália.

Daniel Geremia, técnico e coordenador de natação do Grêmio Náutico União, achou estranha a atitude do brasileiro em uma competição de alto nível como essa.

– Em competições menores, até há casos desse tipo. Mas em um torneio mundial desse nível é muito estranho – disse Geremia. – De qualquer forma, para não ser eliminado, o atleta teria que formalizar por escrito a sua intenção e encaminhar à organização e à Fina (Federação Internacional).

Geremia acrescentou que Scherer está passando por dificuldades. Sem clube no Brasil – o Flamengo, seu ex-clube, quase fechou seu departamento de natação –, Xuxa, em dificuldades financeiras, teria pensado no valor do prêmio:

– Como o recorde brasileiro é do próprio Xuxa, acho que o prêmio do patrocinador foi a grande razão.

QUEM É

Nome: Fernando Scherer (Xuxa)

Data de nascimento: 06/10/1974 (26 anos)

Local de nascimento: Florianópolis, Santa Catarina

Altura: 1m92cm

Peso: 82kg

Principais títulos: medalha de bronze nos 50m livre na Olimpíada de Atlanta/1996, melhor do mundo nos 50m e nos 100m livres, em 1998, campeão nos 50m livre, nos 100m livre, nos 4x100m livre e nos 4x100m medley no Pan-Americano de Winnipeg, em 1999, bronze nos 4x100m livre da Olimpíada de Sydney/2000.

Fonte:
Swim It Up! Online Acesso Livre

 

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME