Make your own free website on Tripod.com
Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 


Alimentação Pré Intra Pós Treino/Competição

Toda atividade do corpo humano têm como centro a capacidade de fornecer energia em bases contínuas para a célula. Incluindo as fibras musculares, através da degradação metabólica do alimento (açúcares e gorduras). A depleção destas reservas, dependendo da intensidade e duração da atividade física, leva a fadiga e lesão celular.

Existe um interrelação entre metabolismo energético e performance. A fonte energética utilizada pelo músculo depende da modalidade de esporte, intensidade e duração da atividade física. A natação não foge a regra. Com os conhecimentos adquiridos até hoje, os açúcares constituem a maior fonte de fornecimento de energia através do sistema de transferência de energia aeróbica (metabolismo oxidativo) e, principalmente através do sistema de transferência de energia anaeróbica (metabolismo glicolítico alático e lático) durante o período competivo (provas curtas, meio fundo e fundo).

A forma de aumentar as reservas corporais energéticas (otimização das reservas de substratos energéticos) e tornar sua utilização mais eficiente (otimização da utilização de substratos energéticos) está diretamente ligada a forma de combustível utilizada e a estratégia de treinamento utilizada durante as diversas fases de ciclo de treinamento com intuito de alcançar o grau máximo da reserva energética e tornar sua utilização altamente eficiente durante o período competitivo.

 

Colaborador da Web Swimming:

Dr. MARCUS F. BERNHOEFT
(Diretor do Depta. Médico da CBDA)

Email: bernhoef@antares.com.br

 

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato HOME