Make your own free website on Tripod.com
Web Swimming Brasil   by Michel Vilche
 


Johnny Weisemuller

Repórteres e fotógrafos se espremiam , para registrar toda a batalha da final dos 100 metros livre nas Olimpíadas de Paris-1924. Os protagonistas: Johnny Weissmuller de 20 anos, o novo peixe-humano, e Duke Kahanamoku, havaiano de 30 anos.

Johnny era o grande favorito após bater o recorde 3 anos antes, mas derrotar Duke não seria fácil: ele havia sido recordista mundial e campeão olímpico por 12 anos!

Mas a vitória foi mesmo de Weissmuller, mais novo, forte e bem treinado que o velho Duke. Com o tempo de 59.25 ele bate o recorde olímpico de seu rival por um segundo. Em 3o. fica Sam Kahanamoku, não é preciso dizer irmão de quem, não?

O reino de Weissmuller havia apenas começado. Seu técnico, Bil Bachrach, era mestre em fazer seu protegido bater recordes mundiais por apenas frações, o que ele fez por 10 anos. Quando finalmente pendurou os calções em 1928, ele havia 5 ouros olímpicos, 52 títulos nacionais e quebrou 67 recordes mundiais! Ele nunca perdeu uma prova!!

Pela provas universitárias seu recorde nas 100 jardas durou 17 anos! Competindo profissionalmente (naquela época!), bateu não oficialmente este recorde, que duraria "apenas" 39 anos para um americano entrar na água e nadar mais rápido naquela distância.

Tudo naqueles dias com viradas simples, sem raias, blocos de partida, sem mencionar óculos, toucas e calções de papel - ele nadava com um maiô de algodão que vinha até seus ombros.

Nem se beneficiou da tecnologia atual (calções levíssimos, por exemplo). Na verdade sua técnica era, e ainda é, estranha. Chamada de hidroplanagem, Weissmuller nadava com a cabeça e ombros altos, suas costas arcadas e seus pés baixos para reduzir a resistência! Seu treinamento "científico" se consistia em uma série começando só com as pernas, depois só os braços, para então nadar até a exaustão, jantando depois uma boa bisteca!!

Duzentos e cinquenta repórteres esportivos não estavam errados quando o elegeram em 1950 o melhor nadador da primeira metade do século.

 

 

Apresentação   •  Dicas  •  Downloads  •  Entrevistas  •  Informativos
Curiosidades  •  Pesquisas  •  Prof. Michel Vilche  •  Contato

 

Copyright © 1997-2008 Web Swimming - by Michel Vilche - Todos os Direitos Reservados
Entre em Contato Web Swimming